Gastronomia Sustentável, o bem para o planeta!
08:17
Postado por Unknown
O que a Gastronomia pode fazer pelo Planeta?
Essa questão fundamental norteou o 4º Congresso Mesa Tendências – evento da Semana Mesa SP, promovida pela revista Prazeres da Mesa e pelo Senac São Paulo; com direito à redação de documento final recheado de conclusões e sugestões de novas condutas para conscientizar e colaborar com profissionais do setor.
Em uma discussão desse porte o Slow Food não poderia ficar de fora. Carlo Petrini, presidente mundial do movimento, é convidado de honra para encerrar o Mesa Tendências. Vale à pena visitar o site do Slow Food Brasil e descobrir o quão importante é esse projeto, que valoriza alimentos e dignifica pessoas. Outro trabalho a ser destacado é o da Gastromotiva do chef David Hertz.
Quando se fala em sustentabilidade pensamos muito em meio ambiente mas, o ecologicamente correto só é efetivo e duradouro quando acompanhado por outros fatores: socialmente justo (valorizar o trabalho das pessoas), economicamente viável (não adianta produzir o que não se pode vender) e culturalmente relevante (é preciso respeitar a história e tradição de cada local). Sei bem disso porque trabalho há muitos anos com projetos de sustentabilidade, só que na área do design.
Muitos chefs e pesquisadores brasileiros, além de engajados internacionais: o cientista Hervé This (França), os chefs Massimo Bottura e Heinz Beck (Itália), Tetsuya Wakuda (Austrália), Marcelo Tully (Escócia), Yoshihiro Narisawa (Japão), Marcus Wareing, Atul Kochhar e Shane Osborn (Inglaterra), Gastón Acurio (Peru) e o pâtissier Ben Roche (Estados Unidos); apresentarão suas ideias. Enfim, o debate estará, literalmente, sobre a mesa. A programação completa aqui.
O resultado do Mesa Tendências será tão mais efetivo quanto mais extrapolar as quatro paredes dos estabelecimentos. A sustentabilidade não é uma ilha. Num mundo onde a fome e o disperdício de alimentos andam em paralelo, há de se achar uma forma de cruzar esses caminhos.
Os chefs devem representar muito mais do que suas cozinhas. Os comensais, podem abrir a boca sem nunca fecharem os olhos. A gastronomia só será efetivamente sustentável, quando todos exercerem o direito de comer.
This entry was posted on October 4, 2009 at 12:14 pm, and is filed under
comida,
Consciência ambiental,
festival,
gastronomia,
meio ambiente,
planeta,
sustentabilidade
. Follow any responses to this post through RSS. You can leave a response, or trackback from your own site.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Postar um comentário