Salmão grelhado e legumes na manteiga


O salmão se tornou muito popular aqui no Brasil com a consolidação da culinária japonesa aqui no país. Além de ser um peixo delicioso e lindo (tem cor de peixe mais bonita que a dele?), também é rico em ômega 3, gordura saudável e benéfica especialmente para o sistema cardio-vascular. Tudo isso é mais do que motivo para uma receitinha deliciosa, não acham?

Ingredientes:

- 2 filés de salmão com a pele (+- 200g cada)
- 1 colher (sopa) de mel
- 1 colher (sopa) mostarda
- 1 cenoura pequena
- 1 abobrinha
- 1 alho poró
- 1/2 xícara de champignon fatiado
- 1 colher de manteiga
- sal e azeite a gosto

Preparo:

Misture a mostarda, mel, um fio de azeite e uma pitada de sal. Deixe o filé marinando nessa mistura enquanto prepara o acompanhamento.

Pique em cubinhos ou rale a cenoura e a abobrinha. Corte o talho do alho poró em fatias bem finas.
Em uma frigideira antiaderente, acrescente a manteiga e comece refogando a cenoura, que é mais firme. Assim que ela ficar macia acrescente a abobrinha, o alho poró e o champignon. Refogue por mais dois minutos. Retire da frigideira e reserve.

Na mesma frigideira (ela tem que ser antiaderente mesmo, se não o risco de grudar aqui é muito grande), grelhe os filés de salmão, começando pelo lado da pele. Minha dica aqui é usar o fogo bem alto, grelhar até a pele ficar bem dourada, virar e deixar só mais um minuto. Se você deixar mais tempo corre o risco de comer o salmão muito seco.

Agora é só montar o prato, finalizando com um fio de azeite e uma pitada de pimenta do reino moída na hora. Bom apetite!

Bistequinha Grelhada...


Esse prato é bem simples de fazer, você pode substituir a bisteca por filé mignon ou frango, também pode optar por outros legumes e até completar com o tradicional arroz branco.

Ingredientes: 
(para 2 pessoas) 

- 2 bistecas suínas
- 10 vagens
- 2 colheres (sopa) bem cheias de azeitonas pretas fatiadas
- 10 tomates cerejas
- 1/2 cebola
- 1 dente de alho
- 100g de feijão branco cozido
- sal a gosto
- azeite a gosto
- 1/2 pacotinho de caldo Sazon (usei o de bacon com toque de cebola)

Preparo:

Deixe o feijão branco de molho na véspera (vou confessar que só deixei uma hora, mas não é o ideal..rs)
Na hora do preparo, refogue na panela de pressão 1/2 cebola e um dente de alho picado, acrescente o feijão e uma pitada de sal, cubra com água fervente, tampe a panela e cozinhe até que esteja macio, por 15 a 20 minutos na pressão. Descarte o caldo e passe o feijão pela água fria para interromper o cozimento. Escorra e reserve.

Cozinhe por 5 minutos as vagens em água fervente e uma pitada de sal. Passe também pela água fria, escorra e reserve.

Tempere as bistecas com sal e o Sazon. Em uma frigideira bem quente com um fio de azeite grelhe a carne. Quando chegar ao ponto tire as bistecas e aproveite a mesma frigideira e para grelhar também todos legumes por 2 minutos. Aí é só servir!

Fonte: Sabor Sonoro

Conheça a culinária Uruguaia

Os uruguaios gostam de paella, herança dos espanhóis, mas é curioso que apreciem os frutos do mar de maneira bastante discreta para quem vive em um território de grande extensão marítima. Na verdade, não há nada na culinária uruguaia que se compare à paixão pela carne vermelha preparada de maneira muito característica.

São consumidos diversos cortes de gado, como no Brasil. A carne é temperada apenas com sal grosso, colocado no momento de levar o corte à parrilla (grelha), para evitar a desidratação. No entanto, o que diferencia o churrasco uruguaio do brasileiro é basicamente a raça de gado utilizado para corte: no Uruguai são a Aberdeen Angus e a Hereford, e essa é a razão por exemplo de o contra-filé uruguaio (bife angosto), um dos cortes preferidos na Europa, ser maior que o brasileiro.

Alguns cortes semelhantes aos do Brasil recebem nomes diferentes, conforme segue:

•Asado de Tira (costela)
•Colita de Cuadril (maminha)
•Tapa de Cuadril (picanha)
•Bife Angosto (contra- filé)
•Bife Ancho (entrecote, noix ou contra-filé da costela)
•Ojo de Bife (baby beef)
•Filet de Lomo (filé mignon)
•New York Steak (t-bone)
•Cinchulín (intestino assado)
•French rack (carré de cordeiro)
Embora os uruguaios tenham, como os brasileiros, a costela (tira de asado) como um dos seus cortes preferidos, eles preferem também o entrecote (bife ancho), enquanto o Brasil prefere a picanha.

Na parrillada, as carnes são assadas sobre uma grelha, a parrilla, que fica mais próxima da fonte de calor (20cm), assando o alimento apenas pelo sistema de irradiação, enquanto que no churrasco se assa também por convecção.

O churrasco, diferentemente do nosso, é preparado com lenha em substituição ao carvão, o que provoca um efeito defumado.
Entre os assados há o braseiro, que consiste em uma porção mista de vários tipos de assados, ecom iguarias bastante exóticas como por exemplo glândula salivar (molleja), intestino fino (chinchulin), intestino grosso (choto) e lingüiça de sangue coagulado (morcilla).

E por falar em pratos diferentes, não se pode deixar de mencionar os ravioles de seso (ravióli de miolos), e o asado con cuero (churrasco em que se serve a carne da vaca, incluindo o couro e pêlos) .

Chimichurri

Outro prato muito apreciado pelos uruguaios são as mollejas, sempre acompanhadas do molho chimichurri - ninguém sabe ao certo de onde veio esse molho e seu estranho nome, mas todas as histórias que se contam falam de alguém do Reino Unido que teria criado esse molho na Argentina, e o nome foi adaptado ao espanhol, para facilitar a pronúncia. Por exemplo, uma das histórias fala de um irlandês, Jimmy McCurry, que teria preparado o molho pela primeira vez e do seu nome surgiu o termo chimichurri. Teria sido um simpatizante da causa da independência argentina no século XIX e acompanhado o General Belgrano.

A receita do chimichurri pode variar muito, mas basicamente é um molho de azeite de oliva e vinagre, que se tempera com diversos condimentos, macerados ou não. Existem chimichurris suaves ou fortes, conforme se ponha mais pimenta na mistura. Tradicionalmente, o chimichurri é o molho ideal para acompanhar a parrillada.

Há também opções bastante simples e muito apreciadas nessa culinária, como as que são servidas nas Chiviterias - que servem o popular Chivito (parecido com o X-tudo brasileiro, mas com um finíssimo filé de carne suculento), que pode ser al pan, al plato ou canadiense (acompanhado de batatas fritas).

O nome vem de chivo (que significa "cabrito", carne com a qual originalmente se elaborava esse sanduíche). O grande desafio é comer um chivito para dos, sanduíche com cerca de 20 cm de altura, acompanhado de salada russa, batatas fritas, bacon etc. Há também o pancho (cachorro-quente), a estrela das chiviterias.

A bebida mais apreciada é o uísque, tomado como aperitivo antes dos assados