O salmão se tornou muito popular aqui no Brasil com a consolidação da culinária japonesa aqui no país. Além de ser um peixo delicioso e lindo (tem cor de peixe mais bonita que a dele?), também é rico em ômega 3, gordura saudável e benéfica especialmente para o sistema cardio-vascular. Tudo isso é mais do que motivo para uma receitinha deliciosa, não acham?

Ingredientes:

- 2 filés de salmão com a pele (+- 200g cada)
- 1 colher (sopa) de mel
- 1 colher (sopa) mostarda
- 1 cenoura pequena
- 1 abobrinha
- 1 alho poró
- 1/2 xícara de champignon fatiado
- 1 colher de manteiga
- sal e azeite a gosto

Preparo:

Misture a mostarda, mel, um fio de azeite e uma pitada de sal. Deixe o filé marinando nessa mistura enquanto prepara o acompanhamento.

Pique em cubinhos ou rale a cenoura e a abobrinha. Corte o talho do alho poró em fatias bem finas.
Em uma frigideira antiaderente, acrescente a manteiga e comece refogando a cenoura, que é mais firme. Assim que ela ficar macia acrescente a abobrinha, o alho poró e o champignon. Refogue por mais dois minutos. Retire da frigideira e reserve.

Na mesma frigideira (ela tem que ser antiaderente mesmo, se não o risco de grudar aqui é muito grande), grelhe os filés de salmão, começando pelo lado da pele. Minha dica aqui é usar o fogo bem alto, grelhar até a pele ficar bem dourada, virar e deixar só mais um minuto. Se você deixar mais tempo corre o risco de comer o salmão muito seco.

Agora é só montar o prato, finalizando com um fio de azeite e uma pitada de pimenta do reino moída na hora. Bom apetite!